Click in "Selecione o idioma" to translate this page. Selecione o idioma para traduzir esta página.

Seja Bem Vindo...

Obrigado por sua visita... A Paz do SR!

É um prazer ter você aqui. O objetivo deste Blog é falar de JESUS, do evangelho, da bíblia sagrada, tudo relacionado ao cristianismo, etc.
Dando-me a oportunidade quero abençoar sua vida e a sua família, através das mensagens postadas aqui.
Irei registrar os meus devocionais, novidades dos Ministérios que apoio, missões, eventos, Prs, igrejas e irmãos q acompanho nesta minha caminhada Cristã.
Estarei relatando os meus testemunhos, a minha caminhada, programações, convites, agenda, etc.
Além de relatos sobre os encontros de avivamentos, e claro tudo q acontece na minha igreja a IBC, LAGOINHA, e demais.

Abços :). Jesus te abençoe.......

Vou casar virgem! Qual a sua opinião? Vote...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

“DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES”

Devocional

DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES”
Em Tiago 4:3-6 - Jesus disse:
Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. "Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará...".
(Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada)

Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: "Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes."
Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.
Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas!
Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza.
Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.
(Versão: Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Em Obadias 1:3-4 - O SR disse:
A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?
Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o SENHOR.
(Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada)

O seu orgulho o enganou. Você vive nas cavernas das rochas, lá no alto das montanhas, e por isso pensa assim: 'Ninguém é capaz de me derrubar daqui.'
Ainda que você voe tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, eu o derrubarei dali.
(Versão: Nova Tradução na Linguagem de Hoje)



Reflexão

1. O Problema são os “frutos”
Creio que para grande maioria dos cristãos, de fato, é muito difícil admitir a soberba e o orgulho, mas eles são obstáculos terríveis, barreiras enormes para a operação de Deus no nosso coração, atrapalham o mover de DEUS e o agir do ESPÍRITO SANTO em nossas vidas. Existem muitos irmãos “aleijados”, com a vida bloqueada(áreas), o ministério travado, infelizmente por este motivo.

Poderíamos destacar aqui uma lista de situações e exemplos em que vivenciamos este “câncer psíquico” que é a SOBERBA; e por sua vez alimenta o “bichinho do orgulho”. Por exemplo: dentro e fora de nossas igrejas, na sociedade, no ambiente de trabalho, em nossas famílias, enfim no nosso meio de convívio. Mas o que eu gostaria é que você hoje refletisse é: existe algo dentro de você que reflete ou permite alimentar a soberba?
  • A soberba é um dos ditos pecados pequeninos e que, por isso, muitos pensam que não prejudica.
  • A soberba é um pecado muito comum, mas, pouco reconhecido, razão porque, muitas vezes, prejudica profundamente as nossas relações com Deus.

Um vez eu ouvi uma frase que dizia assim: Muitas vezes os "pequenos pecados" são mais prejudiciais que os "grandes pecados".

Isso não é uma verdade, pois para DEUS não há pecados grande ou pequeno; há apenas pecados. Pois, enquanto estes são sentidos e deles nos arrependemos, ou outros são esquecidos e acabam por calejar a consciência, diria que vai minando a nossa mente e passamos até a vivenciar e acharmos tudo “normal”. Dormimos abraçados com esses pecados habituais e se não forem confessados, "tratados" nas nossas mentes então acordamos acariciando-os.

Muitas vezes deixamos de receber bençãos e graças do SR por causa desses sentimentos corruptos e malignos, exatamente porque a nossa mente e o nosso coração não estão preparados ou foram contaminados por tais sentimentos que não provém de JESUS CRISTO. Ás vezes devido à influência em nossos relacionamentos, os excessos de elogios, as bajulações(algumas falsas), “puxa-saquismos”, superproteções dos pais, “mimos”, etc. Resultado disto?

  • Não conseguimos ter um bom convívio e obter sucessos nos nossos relacionamentos, colocando a culpa nos outros e nas “circunstâncias”. Não conseguimos fluir com excelência com os nossos dons e todos os recursos derramados por DEUS nas nossas vidas.
  • Tornamo-nos criaturas “chatas”, repugnantes, intragáveis, indesejáveis, anti-sociais, rotuladas e o pior com aquele sentimento de “acima de tudo e de todos”. Cuidado...
  • Criaturas resistentes ao amor de JESUS CRISTO e da soberania do ESPÍRITO SANTO. Homens assim: não precisam da ação do inimigo em suas vidas, são auto-suficientes. Possuem o pleno domínio com o seu livre arbítrio, e neste quesito o maligno agradece e muito, pois a sua ação é dispensável. Certamente vai buscar outra morada....
  • Deus? Ah... o SR fica em segundo plano, pois o soberbo resiste bravamente à soberania de DEUS em suas vidas. Resiste muito mais até do que a influência do “anjo mau”. Jesus disse: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”(Tiago 4:7). Porém Deus não foge de nós, pelo contrário nós é que fugimos dELE, da suas bênçãos, da sua graça, da misericórdia, da proteção, o dispensamos e o desprezamos. A culpa da resistência de Deus na vida do Homem é dele mesmo.

Creio que não é o seu caso, mas certamente você conhece alguém assim, e às vezes encontramos sem muito esforço nos nossos relacionamentos mais íntimos, nas nossas igrejas, nas nossas famílias: presunçosos, auto-suficientes, mascarados, orgulhosos, “cheio de marra”, prepotentes, “independentes, saiba que normalmente pessoas assim têm intrínsecas reações do tipo:

  • Não preciso de ninguém, eu faço e aconteço!
  • Deixa comigo que resolvo, somente eu posso resolver isto!
  • Comparações patrimoniais, de poder, de autoridade, ministeriais(Cargos x Funções e Dons x Unção).
  • Eu tenho “$”, sou abastado! Eu tudo posso com o “$” e o meu poder que me fortalecem!
  • Meu emprego é melhor do que o seu! Meu carro, minha casa, etc!
  • Só eu que mando na minha vida e sempre tomei as minhas decisões
    sozinho(a)! Não preciso da opinião, do palpite de ninguém na minha vida.
  • Eu sou o cara! “The best”, supra-sumo, super, hiper, etc!

Criatura pobre e miserável! “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”
(Apocalipse 3:17).

Meu irmão apresente urgentemente JESUS para esta pessoa, apresente o Seu evangelho, pois pessoas assim não conhecem o DEUS que tem e certamente possuem uma religião, são até seguidores, vão as igrejas, são devotos de santos A, B, C, vão aos cultos, servem aos Prs, etc. Porém não mudam, como dizem: “nasci assim e vou morrer assim”, são palavras puramente malditas, não tem nenhuma benção nisto! A pessoa com este perfil necessita urgente de tornar-se um verdadeiro cristão. Certamente, mais cedo ou mais tarde descerá do seu trono de glórias e honras. Deus irá abatê-lo e talvez ele(a) virá a Jesus Cristo por “dor e não por amor”, como diz o ditado popular.



2. Discernindo


Seja humilde!
Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos.
(Provérbios 16:19)

Felicidade não combina com soberba!
Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.
( Malaquias 3:15)

Toda soberba é consumida pelo Fogo de DEUS!
Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. (Malaquias 4:1)

Jovem e soberbo?
Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. (1 Pedro 5:5)


3. Decida, confronte-se.

O cristianismo repudia a soberba e o orgulho. Cristo nos ensinou a sermos humildes, sermos dois e não um, Jesus Cristo Homem foi e é o maior exemplo de humildade e de amor na fase da terra, seu Papai nos ensina: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho." (Ec 4.9).

Ah... e seria interessante se enviasse este texto, independente do resultado, creia, plante esta semente no coração do soberbo, pois eu creio que o ESPÍRITO SANTO fará o resto, quebrando todo este jugo!

Então, se o Homem é soberbo ou orgulhoso, DEUS está totalmente contra tais suas atitudes, as orações, rezas, penitências, promessas, correntes, campanhas, sacrifícios, etc, nada disso irá chegar aos céus, não “passa do teto”, posicione-se:

1. Quebre isto primeiro, destrua isso dentro de você, depois busque a DEUS! O SR tem favor imerecido para você, chamado no meio cristão de GRAÇA, tem muito mais para o SR derramar na sua vida, mais do que pensa ou pediu até agora. Mas, quem está “dando bobeira” ou como diria uma amiga “dando mole”, deixando de fluir e receber do SR é simplesmente você. Se somente tal sentimento de soberba e orgulho habita em seu coração e na sua mente continuamente aninhados.

2. Então mude radicalmente, peça ao Espírito Santo arrancar este sentimento pobre e podre de dentro de você, isto não provém de CRISTO... Ore pedindo perdão ao SR e siga em frente!

3. A relação de bondade e a resistência de DEUS para contigo está cada vez mais intimamente associada à sua humildade perante o SR e para com o seu próximo. Que Deus é bom, não restam dúvidas! Porém Ele é justo, fiel a sua palavra, e continuamente benevolente para com os humildes, que possuem um coração bondoso e quebrantado dia após dia e aceitam a “correção” do SENHOR.


4. De quem é a Responsabilidade?

A Palavra de DEUS mostra-nos claramente que tal sentimento não provém dEle, e todavia lhe afasta da presença do SENHOR, quando o SR diz; “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.” (Tiago 4:4).

Ei! É você é responsável por rejeitar este sentimento maligno, aquilo que o seu inimigo quer que habite dentro do seu coração e da sua mente, aninhar-se, preferencialmente até a vinda de CRISTO. Quem ignora e rejeita a soberba e o orgulho está rejeitando o próprio diabo e sua ação, além da influência do homem mau na sua vida!

A responsabilidade é toda sua: aconteça o que acontecer, enfrente tal futilidade, resista em todo o tempo daquilo que o mal quer que seja cravado e introjetado dentro de você. Solução? Posicione-se, vai arrancando-a dia após dia... A conseqüência disto é que você vai atraindo a Glória de DEUS para você, para sua família e para todas as áreas de sua vida.

5. Deus não resiste

DEUS não resiste aos seus filhos humildes e mansos de coração, o SR vem com tudo sobre você...meu querido(a). Isso atrai a presença de DEUS! Em contrapartida o E.STO gera a aversão aos frutos MALIGNOS e cresce a fome e sede de DEUS. Jesus ama a rejeição das obras mortas, obras da carne e do mal. Tudo isto resulta em INTIMIDADE com o SR, gera SANTIDADE, OBEDIÊNCIA e derramamento de UNÇÃO.

Há uma necessidade que a água que flui do trono de DEUS passe sobre nós dia após dia, lavando-nos e limpando-nos por dentro e por fora. A soberba e os “frutos” que ela gera(gerou) em nossas vidas, pense um pouco: por quantas vezes não nos fez escandalizar o nosso próximo, nossos amigos, familiares, o nosso meio, e o pior dar um mau exemplo do cristianismo?
  • Quantos escândalos, gritarias e brigas desnecessárias?
  • Quantas lágrimas derramadas na sua vida e na vida do seu próximo?
  • Quantos choros poderiam ser poupados?
  • Quantas lamúrias?
  • Quantas iras desnecessárias?
  • Quantos conceitos e preconceitos gerados?
  • Quantos bloqueios, perdas, falhas, erros e atrasos de vida?
  • Quantas inimizades e afastamentos?
  • Quantas imagens deturpadas?
  • Quantas feridas não cicatrizadas?
  • Quantas lembranças negativas e difíceis de "engolir" até hoje?

Enquanto na verdade o que move o coração de DEUS é a pureza de uma lágrima genuína, um coração puro e a sinceridade; e não o cinismo ou o sorriso “amarelo”, o “faz de conta” que não sou, não é para mim, isto não é comigo e este versículo não vale para mim! Eu não sou assim não, imagina! Será que no íntimo não existe uma “soberbazinha” aí dentro não?

Quando nós assumimos e reconhecemos o “poder” máligno que tem a soberba e resolvemos enfrentá-la de frente, e claro darmos ouvidos para o PODER que há na PALAVRA DE DEUS, o ESPÍRITO SANTO vem sobre nós e arranca das nossas entranhas esta semente do mau! Deus te exalta NATURALMENTE e tudo começa a fluir no tempo de DEUS.

Quando DEUS observa um coração humilhado, o arrependimento sincero, à vontade de mudar, Ele opera... Quando ocorre a rejeição, ocorre à extinção e o bloqueio deste sentimento de soberba.

Então quando o sentimento mesquinho da soberba é extinto, a natureza de JESUS CRISTO passa a habitar em nós, pois somos ou pelo ao menos buscamos sermos mansos e humildes de coração... Onde não existe mais a necessidade de você fazer poses, teatros, falsidades ou fingimentos, às vezes mentir ou usar de outros artifícios malignos para superar a tudo e a todos com manipulações dos sentimentos e das emoções.

Obadias 1:3 "O seu orgulho o enganou. Você vive nas cavernas das rochas, lá no alto das montanhas, e por isso pensa assim: 'Ninguém é capaz de me derrubar daqui."

É um fato: a pessoa que vive na SOBERBA, simplismente mente, engana os outros e o pior a si mesmo, vive escondido(a) em seus “altos montes” e nas suas cavernas. Uma perfeita “proteção” na montanha da ilusão; e pretensiosamente entende que está totalmente equlibrado sobre o pico da sua montanha, intocável e inexplorável pelos homens e por DEUS.

Oh.. meu irmão, o Nosso Deus facilmente lhe abate, não existe montanha que DEUS não conheça, apenas com um sopro extingue tanto “a montanha” como a “Águia”, não há nada oculto aos olhos do nosso DEUS.
Você foi criado para voar nas alturas e habitar no monte de Sião, saia do seu vôo rasante. A ÁGUIA somente realiza vôos rasantes para cercar e atacar a sua presa em busca do seu alimento para a sua sobrevivência e o da sua espécie.

Quando você elimina a soberba do seu cotidiano ou começa a resistir bravamente a este sentimento mesquinho, você passa a alçar vôos altos como o da Águia, e como está escrito: é o SR que te esconde e lhe protege.... Deus torna-o amável e amado, uma criatura sociável, um cristão e se há sofrimento, então o SR converte o seu pranto em sorriso, a vossa tristeza em alegria.

Tiago 4:3-6 "Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará...".

6. Evidências no Mundo

Link: Mais uma vítima da soberba


Xô soberba... Amém!?
Jesus te abençoe... =)

Flávio F Miranda

7 comentários:

  1. Gostei muito e me identifiquei. Em nome de Jesus, vou me corrigir.

    ResponderExcluir
  2. Forte o Orgulho foi o primeiro pecado

    ResponderExcluir
  3. Deus falou comigo, como ha tempos não havia falado...Que Deus continue a abençoar o autor deste texto!!!! Obrigada Jesus, tira de mim todo o orgulho pois sem perceber semple fui muitíssimo orgulhosa, agora me perdoe e me ajude a sair dessa Papai, em nome de Jesus, por favor!!!

    ResponderExcluir
  4. A maior de todas ás lutas como pastor é não se deixar ser dominado por este espirito maligno, chamado soberba. Que Deus o abençoe nesta caminhada.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um cunhado que cai sempre por causa da soberba,ele não aceita que tem esse cancer espiritual, que atrasa seus dons.E que seriam muito uteis na igreja,voltando para o crack e para as mãos do inimigo
    Mais DEUS,vai dar vitória,creio nisso.Pastor Ednaldo

    ResponderExcluir
  6. Amooo o mto a palavra de Deus ela serve p tudoobg senhor

    ResponderExcluir
  7. essa palavra e muito edificante, amei, DEUS detesta a soberba

    ResponderExcluir