Click in "Selecione o idioma" to translate this page. Selecione o idioma para traduzir esta página.

Seja Bem Vindo...

Obrigado por sua visita... A Paz do SR!

É um prazer ter você aqui. O objetivo deste Blog é falar de JESUS, do evangelho, da bíblia sagrada, tudo relacionado ao cristianismo, etc.
Dando-me a oportunidade quero abençoar sua vida e a sua família, através das mensagens postadas aqui.
Irei registrar os meus devocionais, novidades dos Ministérios que apoio, missões, eventos, Prs, igrejas e irmãos q acompanho nesta minha caminhada Cristã.
Estarei relatando os meus testemunhos, a minha caminhada, programações, convites, agenda, etc.
Além de relatos sobre os encontros de avivamentos, e claro tudo q acontece na minha igreja a IBC, LAGOINHA, e demais.

Abços :). Jesus te abençoe.......

Ocorreu um erro neste gadget

Vou casar virgem! Qual a sua opinião? Vote...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

“DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES”

Devocional

DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES”
Em Tiago 4:3-6 - Jesus disse:
Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. "Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará...".
(Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada)

Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: "Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes."
Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.
Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas!
Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza.
Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.
(Versão: Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Em Obadias 1:3-4 - O SR disse:
A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?
Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o SENHOR.
(Versão: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada)

O seu orgulho o enganou. Você vive nas cavernas das rochas, lá no alto das montanhas, e por isso pensa assim: 'Ninguém é capaz de me derrubar daqui.'
Ainda que você voe tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, eu o derrubarei dali.
(Versão: Nova Tradução na Linguagem de Hoje)



Reflexão

1. O Problema são os “frutos”
Creio que para grande maioria dos cristãos, de fato, é muito difícil admitir a soberba e o orgulho, mas eles são obstáculos terríveis, barreiras enormes para a operação de Deus no nosso coração, atrapalham o mover de DEUS e o agir do ESPÍRITO SANTO em nossas vidas. Existem muitos irmãos “aleijados”, com a vida bloqueada(áreas), o ministério travado, infelizmente por este motivo.

Poderíamos destacar aqui uma lista de situações e exemplos em que vivenciamos este “câncer psíquico” que é a SOBERBA; e por sua vez alimenta o “bichinho do orgulho”. Por exemplo: dentro e fora de nossas igrejas, na sociedade, no ambiente de trabalho, em nossas famílias, enfim no nosso meio de convívio. Mas o que eu gostaria é que você hoje refletisse é: existe algo dentro de você que reflete ou permite alimentar a soberba?
  • A soberba é um dos ditos pecados pequeninos e que, por isso, muitos pensam que não prejudica.
  • A soberba é um pecado muito comum, mas, pouco reconhecido, razão porque, muitas vezes, prejudica profundamente as nossas relações com Deus.

Um vez eu ouvi uma frase que dizia assim: Muitas vezes os "pequenos pecados" são mais prejudiciais que os "grandes pecados".

Isso não é uma verdade, pois para DEUS não há pecados grande ou pequeno; há apenas pecados. Pois, enquanto estes são sentidos e deles nos arrependemos, ou outros são esquecidos e acabam por calejar a consciência, diria que vai minando a nossa mente e passamos até a vivenciar e acharmos tudo “normal”. Dormimos abraçados com esses pecados habituais e se não forem confessados, "tratados" nas nossas mentes então acordamos acariciando-os.

Muitas vezes deixamos de receber bençãos e graças do SR por causa desses sentimentos corruptos e malignos, exatamente porque a nossa mente e o nosso coração não estão preparados ou foram contaminados por tais sentimentos que não provém de JESUS CRISTO. Ás vezes devido à influência em nossos relacionamentos, os excessos de elogios, as bajulações(algumas falsas), “puxa-saquismos”, superproteções dos pais, “mimos”, etc. Resultado disto?

  • Não conseguimos ter um bom convívio e obter sucessos nos nossos relacionamentos, colocando a culpa nos outros e nas “circunstâncias”. Não conseguimos fluir com excelência com os nossos dons e todos os recursos derramados por DEUS nas nossas vidas.
  • Tornamo-nos criaturas “chatas”, repugnantes, intragáveis, indesejáveis, anti-sociais, rotuladas e o pior com aquele sentimento de “acima de tudo e de todos”. Cuidado...
  • Criaturas resistentes ao amor de JESUS CRISTO e da soberania do ESPÍRITO SANTO. Homens assim: não precisam da ação do inimigo em suas vidas, são auto-suficientes. Possuem o pleno domínio com o seu livre arbítrio, e neste quesito o maligno agradece e muito, pois a sua ação é dispensável. Certamente vai buscar outra morada....
  • Deus? Ah... o SR fica em segundo plano, pois o soberbo resiste bravamente à soberania de DEUS em suas vidas. Resiste muito mais até do que a influência do “anjo mau”. Jesus disse: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”(Tiago 4:7). Porém Deus não foge de nós, pelo contrário nós é que fugimos dELE, da suas bênçãos, da sua graça, da misericórdia, da proteção, o dispensamos e o desprezamos. A culpa da resistência de Deus na vida do Homem é dele mesmo.

Creio que não é o seu caso, mas certamente você conhece alguém assim, e às vezes encontramos sem muito esforço nos nossos relacionamentos mais íntimos, nas nossas igrejas, nas nossas famílias: presunçosos, auto-suficientes, mascarados, orgulhosos, “cheio de marra”, prepotentes, “independentes, saiba que normalmente pessoas assim têm intrínsecas reações do tipo:

  • Não preciso de ninguém, eu faço e aconteço!
  • Deixa comigo que resolvo, somente eu posso resolver isto!
  • Comparações patrimoniais, de poder, de autoridade, ministeriais(Cargos x Funções e Dons x Unção).
  • Eu tenho “$”, sou abastado! Eu tudo posso com o “$” e o meu poder que me fortalecem!
  • Meu emprego é melhor do que o seu! Meu carro, minha casa, etc!
  • Só eu que mando na minha vida e sempre tomei as minhas decisões
    sozinho(a)! Não preciso da opinião, do palpite de ninguém na minha vida.
  • Eu sou o cara! “The best”, supra-sumo, super, hiper, etc!

Criatura pobre e miserável! “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”
(Apocalipse 3:17).

Meu irmão apresente urgentemente JESUS para esta pessoa, apresente o Seu evangelho, pois pessoas assim não conhecem o DEUS que tem e certamente possuem uma religião, são até seguidores, vão as igrejas, são devotos de santos A, B, C, vão aos cultos, servem aos Prs, etc. Porém não mudam, como dizem: “nasci assim e vou morrer assim”, são palavras puramente malditas, não tem nenhuma benção nisto! A pessoa com este perfil necessita urgente de tornar-se um verdadeiro cristão. Certamente, mais cedo ou mais tarde descerá do seu trono de glórias e honras. Deus irá abatê-lo e talvez ele(a) virá a Jesus Cristo por “dor e não por amor”, como diz o ditado popular.



2. Discernindo


Seja humilde!
Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos.
(Provérbios 16:19)

Felicidade não combina com soberba!
Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.
( Malaquias 3:15)

Toda soberba é consumida pelo Fogo de DEUS!
Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. (Malaquias 4:1)

Jovem e soberbo?
Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. (1 Pedro 5:5)


3. Decida, confronte-se.

O cristianismo repudia a soberba e o orgulho. Cristo nos ensinou a sermos humildes, sermos dois e não um, Jesus Cristo Homem foi e é o maior exemplo de humildade e de amor na fase da terra, seu Papai nos ensina: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho." (Ec 4.9).

Ah... e seria interessante se enviasse este texto, independente do resultado, creia, plante esta semente no coração do soberbo, pois eu creio que o ESPÍRITO SANTO fará o resto, quebrando todo este jugo!

Então, se o Homem é soberbo ou orgulhoso, DEUS está totalmente contra tais suas atitudes, as orações, rezas, penitências, promessas, correntes, campanhas, sacrifícios, etc, nada disso irá chegar aos céus, não “passa do teto”, posicione-se:

1. Quebre isto primeiro, destrua isso dentro de você, depois busque a DEUS! O SR tem favor imerecido para você, chamado no meio cristão de GRAÇA, tem muito mais para o SR derramar na sua vida, mais do que pensa ou pediu até agora. Mas, quem está “dando bobeira” ou como diria uma amiga “dando mole”, deixando de fluir e receber do SR é simplesmente você. Se somente tal sentimento de soberba e orgulho habita em seu coração e na sua mente continuamente aninhados.

2. Então mude radicalmente, peça ao Espírito Santo arrancar este sentimento pobre e podre de dentro de você, isto não provém de CRISTO... Ore pedindo perdão ao SR e siga em frente!

3. A relação de bondade e a resistência de DEUS para contigo está cada vez mais intimamente associada à sua humildade perante o SR e para com o seu próximo. Que Deus é bom, não restam dúvidas! Porém Ele é justo, fiel a sua palavra, e continuamente benevolente para com os humildes, que possuem um coração bondoso e quebrantado dia após dia e aceitam a “correção” do SENHOR.


4. De quem é a Responsabilidade?

A Palavra de DEUS mostra-nos claramente que tal sentimento não provém dEle, e todavia lhe afasta da presença do SENHOR, quando o SR diz; “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.” (Tiago 4:4).

Ei! É você é responsável por rejeitar este sentimento maligno, aquilo que o seu inimigo quer que habite dentro do seu coração e da sua mente, aninhar-se, preferencialmente até a vinda de CRISTO. Quem ignora e rejeita a soberba e o orgulho está rejeitando o próprio diabo e sua ação, além da influência do homem mau na sua vida!

A responsabilidade é toda sua: aconteça o que acontecer, enfrente tal futilidade, resista em todo o tempo daquilo que o mal quer que seja cravado e introjetado dentro de você. Solução? Posicione-se, vai arrancando-a dia após dia... A conseqüência disto é que você vai atraindo a Glória de DEUS para você, para sua família e para todas as áreas de sua vida.

5. Deus não resiste

DEUS não resiste aos seus filhos humildes e mansos de coração, o SR vem com tudo sobre você...meu querido(a). Isso atrai a presença de DEUS! Em contrapartida o E.STO gera a aversão aos frutos MALIGNOS e cresce a fome e sede de DEUS. Jesus ama a rejeição das obras mortas, obras da carne e do mal. Tudo isto resulta em INTIMIDADE com o SR, gera SANTIDADE, OBEDIÊNCIA e derramamento de UNÇÃO.

Há uma necessidade que a água que flui do trono de DEUS passe sobre nós dia após dia, lavando-nos e limpando-nos por dentro e por fora. A soberba e os “frutos” que ela gera(gerou) em nossas vidas, pense um pouco: por quantas vezes não nos fez escandalizar o nosso próximo, nossos amigos, familiares, o nosso meio, e o pior dar um mau exemplo do cristianismo?
  • Quantos escândalos, gritarias e brigas desnecessárias?
  • Quantas lágrimas derramadas na sua vida e na vida do seu próximo?
  • Quantos choros poderiam ser poupados?
  • Quantas lamúrias?
  • Quantas iras desnecessárias?
  • Quantos conceitos e preconceitos gerados?
  • Quantos bloqueios, perdas, falhas, erros e atrasos de vida?
  • Quantas inimizades e afastamentos?
  • Quantas imagens deturpadas?
  • Quantas feridas não cicatrizadas?
  • Quantas lembranças negativas e difíceis de "engolir" até hoje?

Enquanto na verdade o que move o coração de DEUS é a pureza de uma lágrima genuína, um coração puro e a sinceridade; e não o cinismo ou o sorriso “amarelo”, o “faz de conta” que não sou, não é para mim, isto não é comigo e este versículo não vale para mim! Eu não sou assim não, imagina! Será que no íntimo não existe uma “soberbazinha” aí dentro não?

Quando nós assumimos e reconhecemos o “poder” máligno que tem a soberba e resolvemos enfrentá-la de frente, e claro darmos ouvidos para o PODER que há na PALAVRA DE DEUS, o ESPÍRITO SANTO vem sobre nós e arranca das nossas entranhas esta semente do mau! Deus te exalta NATURALMENTE e tudo começa a fluir no tempo de DEUS.

Quando DEUS observa um coração humilhado, o arrependimento sincero, à vontade de mudar, Ele opera... Quando ocorre a rejeição, ocorre à extinção e o bloqueio deste sentimento de soberba.

Então quando o sentimento mesquinho da soberba é extinto, a natureza de JESUS CRISTO passa a habitar em nós, pois somos ou pelo ao menos buscamos sermos mansos e humildes de coração... Onde não existe mais a necessidade de você fazer poses, teatros, falsidades ou fingimentos, às vezes mentir ou usar de outros artifícios malignos para superar a tudo e a todos com manipulações dos sentimentos e das emoções.

Obadias 1:3 "O seu orgulho o enganou. Você vive nas cavernas das rochas, lá no alto das montanhas, e por isso pensa assim: 'Ninguém é capaz de me derrubar daqui."

É um fato: a pessoa que vive na SOBERBA, simplismente mente, engana os outros e o pior a si mesmo, vive escondido(a) em seus “altos montes” e nas suas cavernas. Uma perfeita “proteção” na montanha da ilusão; e pretensiosamente entende que está totalmente equlibrado sobre o pico da sua montanha, intocável e inexplorável pelos homens e por DEUS.

Oh.. meu irmão, o Nosso Deus facilmente lhe abate, não existe montanha que DEUS não conheça, apenas com um sopro extingue tanto “a montanha” como a “Águia”, não há nada oculto aos olhos do nosso DEUS.
Você foi criado para voar nas alturas e habitar no monte de Sião, saia do seu vôo rasante. A ÁGUIA somente realiza vôos rasantes para cercar e atacar a sua presa em busca do seu alimento para a sua sobrevivência e o da sua espécie.

Quando você elimina a soberba do seu cotidiano ou começa a resistir bravamente a este sentimento mesquinho, você passa a alçar vôos altos como o da Águia, e como está escrito: é o SR que te esconde e lhe protege.... Deus torna-o amável e amado, uma criatura sociável, um cristão e se há sofrimento, então o SR converte o seu pranto em sorriso, a vossa tristeza em alegria.

Tiago 4:3-6 "Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará...".

6. Evidências no Mundo

Link: Mais uma vítima da soberba


Xô soberba... Amém!?
Jesus te abençoe... =)

Flávio F Miranda

2 comentários:

  1. Gostei muito e me identifiquei. Em nome de Jesus, vou me corrigir.

    ResponderExcluir
  2. Forte o Orgulho foi o primeiro pecado

    ResponderExcluir