Click in "Selecione o idioma" to translate this page. Selecione o idioma para traduzir esta página.

Seja Bem Vindo...

Obrigado por sua visita... A Paz do SR!

É um prazer ter você aqui. O objetivo deste Blog é falar de JESUS, do evangelho, da bíblia sagrada, tudo relacionado ao cristianismo, etc.
Dando-me a oportunidade quero abençoar sua vida e a sua família, através das mensagens postadas aqui.
Irei registrar os meus devocionais, novidades dos Ministérios que apoio, missões, eventos, Prs, igrejas e irmãos q acompanho nesta minha caminhada Cristã.
Estarei relatando os meus testemunhos, a minha caminhada, programações, convites, agenda, etc.
Além de relatos sobre os encontros de avivamentos, e claro tudo q acontece na minha igreja a IBC, LAGOINHA, e demais.

Abços :). Jesus te abençoe.......

Vou casar virgem! Qual a sua opinião? Vote...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Você é uma Rebeca!


Rebeca do hebraico רִבְקָה , transliteração Rivqá

Rebeca , personagem do Antigo Testamento , era filha de Betuel , irmã de Labão , mulher de Isaque e mãe de Jacó e Esaú . É também a sobrinha de Sara , da qual teria herdado a beleza.

Origens do nome: originário do Hebraico que quer dizer cilada, laço, armadilha.

Significa também aquela que une e indica uma pessoa determinada, que resiste a todas as adversidades e considera cada obstáculo um estímulo para o seu crescimento.

Recentemente chamei uma irmã de Rebeca, eu tinha este hábito e o resgatei, pois é a minha maneira de abençoar com palavras....Sinceramente espero que tenha entendido e interpretado-me à Luz da Palavra de Deus. Portanto varoas se alguém lhe chamar de Rebeca: tome posse da benção! É bem melhor do que ser chamada de Jezebel, lhe garanto!(rs).

Creio que esta palavra é direcionada evidentemente para as servas, mas os servos devem e podem copiar tal exemplo , eu aprendo e aprendi muito meditando em Genesis cap. 24. Porque? Quando lê-mos este capítulo conseguimos discernir a trajetória de uma mulher exemplo de obediência, formosura, temente a DEUS, cheia de dotes, virtuosa, um verdadeiro exemplo de servidão e entendo também que foi um grande exemplo de Pra.

Dentre muitos capítulos da bíblia e acerca de tantos exemplos de Mulheres de DEUS, um dos que devem ser internalizados na vida de toda mulher cristã, ser uma fonte de esperança e norte, creio que seria o cap.24 do livro de Gênesis. Gostaria que você meditasse nisso hoje, confrontasse a Rebeca de ontem e fizesse um paralelo em relação a sua vida... como a Rebeca de hoje. E claro, faça uma reflexão em relação às promessas de DEUS na sua vida sentimental, familiar, profissional, material e ministerial.
Adendo: creio que nós homens devemos seguir o exemplo de Isaque, e viver uma vida parametrizada nos preceitos dele. pois entendo que dentro do contexto ele era um exemplo a ser seguido, todavia ele também era uma promessa de DEUS para Rebeca e o interessante é que ela nem o imagina ou o conhecia. Deus tinha uma promessa para Isaque, chamava-se Rebeca (varoas: a recíproca é verdadeira!). Varões... que realmente possamos também meditar neste cap 24 de Gênesis, aprendermos e ampliarmos nossas visões acerca das promessas de DEUS para nossas vidas, buscando sempre caminharmos na luz e mantermos como referências vivas e santas de Homens de DEUS.
Rebeca foi descoberta por Eliezer, servo de Abraão , que orou a Deus e pediu um sinal, no qual aparecesse uma donzela de grande formosura que dará de beber água a ele e aos seus camelos antes de a si própria (Gênesis 24;43-46). Coisa que não é normal até os dias de hoje. Preste atenção nisso: o dote de Rebeca foi o de maior proporção e riquezas da época. Foram oferecidos dez camelos (Gênesis 24;10) e vários utensílios de ouro .
Após ter saciada sua sede e a de seus camelos, Eliezer imediatamente deu a Rebeca um pendente e duas pulseiras de ouro (Gênesis 24;47), e o resto do tesouro foi para o seu pai Betuel ”. Mas especificamente em Gênesis 24:14-22 temos uma visão melhor dela:
“ Considerava ele ainda, quando saiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro ao ombro. A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu . Então, o servo saiu-lhe ao encontro e disse: Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro. Ela respondeu: Bebe, meu senhor . E, prontamente, baixando o cântaro para a mão , lhe deu de beber. Acabando ela de dar a beber , disse: Tirarei água também para os teus camelos, até que todos bebam . O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se teria o SENHOR levado a bom termo a sua jornada ou não. Tendo os camelos acabado de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro;”.

Rebeca revela-nos seu caráter em sua primeira aparição na Bíblia. Ela não era mau humorada, não era preguiçosa, não era medrosa, não era indecisa . Um das coisas que mais me impressiona é que ela era uma mulher acostumada a tomar grandes decisões desde jovem. Ela não hesitava e sempre acertava em suas decisões , apesar que mais à frente ela errou, precipitou-se em influenciar o seu filho a tomar um caminho errado, mas vamos meditar apenas no cap. 24.
Em Genesis 24: 57-60 detectamos tais qualidades citadas: “E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água ; tirou-a e deu-a a todos os camelos. Disseram: Chamemos a moça e ouçamo-la pessoalmente . Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram : Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei. Então, despediram a Rebeca, sua irmã, e a sua ama, e ao servo de Abraão, e a seus homens. Abençoaram a Rebeca e lhe disseram: És nossa irmã; sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta dos seus inimigos .”
Quando Rebeca deixou a casa dos pais, para viajar em companhia de um estranho a fim de se casar com um noivo que nunca vira, decidiu com um coração equilibrado e em paz. Rebeca nunca tinha ouvido falar de Isaque nem o tinha visto , então Eliézer falou-lhe tudo sobre ele. Contou sobre tudo o que Abraão tinha dado para Isaque.
Rebeca certamente era resposta de oração, seu noivo precisava saber disso . E diz a Bíblia que Isaque saíra à tarde para orar no campo quando avistou a caravana que trazia sua noiva. Eles casaram-se. E esperaram vinte longos anos para terem os primeiros filhos. Um tempo longo demais. Isaque orou, e orou, e orou. Orou até que Deus respondesse e Rebeca ficasse grávida de gêmeos. E eles se mexiam e lutavam dentro dela. Preocupada, ela orou: "Senhor o que significa isso?" E Ele lhe respondeu algo que nunca mais se esqueceu: "Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão nas tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro e o maior servirá ao MENOR. Jacó e Esaú. Gênesis 25;23 . Um fato que me chama muita a atenção é que Rebeca tinha certeza que Jacó era o verdadeiro herdeiro da benção , pois soubera ela interpretar a profecia, maior servirá ao menor. Em outra tradução da Bíblia: "Respondeu-lhe o SENHOR: duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço . Gênesis 25;23.

No decorrer de toda narração bíblica é possível entender que o que ocorreu na vida de Rebeca antes, durante e depois. Disso vem a pergunta: qual é o benefício de uma mulher andar nos caminhos do SR? Ou seja ser iluminada, convicta, decidida, em santidade plena, em obediência, na humildade, na prudência, com sabedoria e possuindo o sentido de servidão e submissão na sua plenitude. Muito longe da “escravidão” em que muitas mulheres e homens encontram-se hoje, infelizmente, seja por desconhecimento ou consequência da desobediência as Sagradas Escrituras e de andarem longe dos caminhos do SR. Deus sempre esteve no controle da vida de Rebeca e também da vida ISAQUE, pois eram obedientes e tementes a Deus. Pois o SR foi um DEUS de ISAQUE, ABRAÃO e JACÓ, também era o Deus de REBECA e das REBECAS de hoje. Paras as Rebecas de hoje, Deus tem para vocês relacionamentos santos, consequentemente casamento pleno e abençoado nas graças do PAI. Deus preparou o melhor para você na sua vida, chama-se UMA FAMÍLIA EM CRISTO.
Em Nome de Jesus e conforme a Bíblia Sagrada eu profetizo isto na sua vida: Eu e a MINHA CASA SERVIREMOS ao SENHOR... Tome posse AGORA!
Josué 24:15:
Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos dEUses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a MINHA CASA SERVIREMOS ao SENHOR...


[ :) ]'s... Flávio F Miranda. No Amor de CRISTO, servindo-os...

8 comentários:

  1. Fantástico texto,sempre tive vontade de colocar o nome de minha filha de Rebeca, agora já tenho certeza dessa escolha!!

    ResponderExcluir
  2. Este texto é realmente muito interessante.
    Dá vontade de ler toda hora...Deus seja louvado!

    Neia

    P.S.: Gostei do Blog ;)

    ResponderExcluir
  3. Amém... abençoada em CRISTO!
    Estamos aqui para servir e abençoar, a glória e honra é do SR sempre... Jesus seja louvado...

    Abços,
    Flávio.

    ResponderExcluir
  4. Neia, exato... somente Deus seja louvado!
    Então leia e deixe o SR falar contigo... Fico muito feliz, pois ele me deu esta msg no DIA DAS MULHERES e postei aqui para serem abençoadas no poderoso NOME DE JESUS!!!!
    No meu coração hj não há espaço para honras e glórias. As minhas eu entrego-as para ELE, O REI DOS REIS!

    Abços,
    Flávio.

    ResponderExcluir
  5. Neia, exato... somente Deus seja louvado!
    Então leia e deixe o SR falar contigo... Fico muito feliz, pois ele me deu esta msg no DIA DAS MULHERES e postei aqui para serem abençoadas no poderoso NOME DE JESUS!!!!
    No meu coração hj não há espaço para honras e glórias. As minhas eu entrego-as para ELE, O REI DOS REIS!

    Abços,
    Flávio.

    ResponderExcluir
  6. Sou uma Rebecca e seu texto me emocionou... não só o nome faz as pessoas e sim as atitudes, mas em momentos difíceis um texto assim sobre meu nome me animou! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo o texto, eu tenho uma Rebeca, linda e prestativa por sinal, menina de Deus!
    Mas eu gosaría de saber o porque de Rebeca significar "aquela que une"?
    Obrigada, fique com deus!

    ResponderExcluir
  8. Olá!! Gostaria de saber se Sara tinha um irmã???? E qual seria o nome dela.?

    ResponderExcluir